segunda-feira, março 06, 2006

Apoio a GREVE

O MPL - MOVIMENTO PASSE LIVRE vem por meio desta carta, afirmar seu apoio a greve dos motoristas e cobradores das empresas de transporte de Curitiba.

Reconhecemos a grande importância desses trabalhadores para a nossa cidade, mesmo tendo um dos piores salários da categoria no Brasil. Enquanto seus patrões, os ``Tubarões do Transporte´´, os quais elegeram 2/3 dos vereadores de Curitiba e comandam a troca de prefeitos, recebem um dos maiores lucros do sistema de transporte do Brasil.

Entendemos que é necessário uma união entre trabalhadores e estudantes frente a seus históricos opressores, para se buscar uma nova concepção de transporte e sociedade, livre da exploração. Desse modo, chamamos a união dos estudantes e dos trabalhadores para a construção de uma frente ampla por um transporte justo, público e cooperado, para dessa forma construir uma existência com dignidade.

Pedimos a efetivação do que está escrito na Constituição, quando garante acesso a educação e a cultura, bem como, a obrigatoriedade dos serviços públicos atenderem o interesse público e não a ganância das oligarquias do transporte. Essa sanha pelo dinheiro impede que milhares de estudantes tenham acesso à escola, que as pessoas do bairro não possam ir ao centro ou se locomover a outras localidades.

Tanto é que, a cada aumento o nosso Sistema de Transporte perde mais passageiros, o que contribuiu para a exclusão social, porém o lucro do patrão é garantido. Na ultima década a passagem dobrou e o numero de usuários cai pela metade e o salário se manteve igual mais o lucro do patrão esse sim aumento.

Por isso, precisamos acabar com essa lógica mercantilista e resgatar o Sistema de Transporte para as mãos dos trabalhadores, para que assim ele atenda ao interesse público.

Juntos somos a maioria.

Passe Livre Já!

Movimento Passe Livre



Nenhum comentário: