quinta-feira, março 16, 2006

Começa a Jornada de Lutas do Movimento Passe Livre de Curitiba

www.cmi-curitiba.blogspot.com
www.midiaindependente.org


Nesta quarta-feira, dia da Constituição, iniciou-se a Jornada de Lutas do MPL em Curitiba. A concentração foi as 8:30 da manhã na Boca Maldita, onde mais de 300 estudantes da periferia, do centro, alunxs de cursinho e universitárixs se reuniram no centro da cidade modelo. Acompanhados pela a bateria do MPL, a estudantada cruzou o calçadão da Rua XV em direção a Praça Santos Andrade gritando palavras de ordem que reivindicavam o direito constitucional ao Passe-Livre.

Na Praça foi feita uma assembléia para se discutir a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei do movimento. De lá, a manifestação foi a Reitoria da Universidade Federal do Paraná, símbolo do movimento estudantil e local aonde ocorreu o maior foco de resistência à ditadura militar. Durante a marcha, um motoqueiro da PM tentou prender um estudante, mas foi impedido pela multidão. Chegando a Reitoria, o MPL fez um chamado aos universitárixs, conseguindo algumas adesões, a manifestação prosseguiu até a Câmara de Vereadores, onde os/as estudantes foram impedidos de entrar pelos seguranças do prédio, fato esse que só foi contornado depois da intervenção de alguns funcionárxis e assessores parlamentares que ficaram indignados com a ação.

Vencida essa barreira, os estudantes se dividiram em pequenos grupos, enquanto uma multidão aguardava na escadaria do plenário cantando as músicas do MPL, três pequenos grupos visitaram todos os gabinetes parlamentares para apresentar o projeto de lei e pedir apoio político. Após as passagens houve uma assembléia final, ficando o indicativo de novas manifestações para os dias 28 e 29 de março. Durante a manifestação foram recolhidas mais de 400 assinaturas para o projeto de Lei de iniciativa popular do Passe Livre.

Fotos - MPL Curitiba Volta as Ruas - Fotos do MPL na Câmara de Vereadores


Nenhum comentário: