Breve Comentário:
A Prefeitura tem anunciado na mídia que irá fazer licitação, mas ainda não tem um prazo definido.
Bem temos que entender que a licitação não é apenas trocar de empresas, mas sim rever como foi feita a concessão política a iniciativa privada. Esse show midiático do Prefeito Beto Richa tem 2 estratégias claras, uma é a eleitoreira e a outra e a chantagem as empresas de transporte. Esse objetivos são condenáveis e demonstram a quanto anda as intenções do Prefeito.
O que a Prefeitura não diz é que no ano passado foi condenado pela Justiça a fazer as licitações na marra, porém as empresas de transporte entraram com recurso e embargaram a decisão. Por isso é preciso rever a atual lógica do transporte e o resgate do serviços público pelo Estado. Chega de cartel e de máfia do transporte, chega da classe política deitar e rolar com a iniciativa privada em detrimento do interesse público, ou seja do nosso interesse, o interesse do povo.
Frederico - MPL
Redação/O Estado do Paraná [22/06/2006]
Foto: Ivan Bueno/SMCS |
Beto Richa: investimento de quase R$ 200 milhões. |
O comunicado sobre a abertura dos envelopes foi enviado às onze concorrentes e está publicado no Diário Oficial do município de hoje. O trecho em licitação vai do bairro Pinheirinho até o Jardim Botânico. O resultado da fase de habilitação, que permitiu a abertura dos envelopes com as propostas de preço, foi aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financiará parte do valor das obras do Programa de Transporte Urbano, onde estão inseridas as obras do Eixo da BR-476. Os envelopes com os preços foram entregues pelas empresas e consórcios junto com a documentação necessária na fase de habilitação, iniciada em fevereiro de 2006.
Investimentos
Na noite de terça-feira, durante encontro com empresários da construção civil, o prefeito Beto Richa explicou que, numa licitação internacional e com financiamento de um organismo como o BID, os prazos são mesmo maiores que em uma concorrência nacional, conforme prevê a legislação brasileira e o contrato assinado entre o banco e o município de Curitiba. Entre julho de 2006 e os primeiros meses de 2007, a Prefeitura terá investido quase R$ 200 milhões só em obras do Programa de Transporte.
As obras necessárias para a implantação de três binários (Mário Tourinho, Santa Bernadethe e Brasília) e a ligação viária Capão da Imbuia-Hauer, calculadas em R$ 31 milhões, devem começar no final de julho e ficar prontas em oito meses. As obras da primeira etapa do Eixo - do Pinheirinho até o bairro Jardim Botânico -, num custo aproximado de R$ 136 milhões, serão executadas em 15 meses. As obras nos terminais Hauer, Cabral, Capão da Imbuia e Campina do Siqueira, que serão licitadas até o fim do ano, custarão cerca de R$ 32 milhões e serão feitas em seis meses.
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