terça-feira, junho 20, 2006

Movimento cobra melhorias no transporte

Cintia Végas [20/06/2006]
http://www.parana-online.com.br/noticias/index.php?op=ver&id=213513&caderno=3


Quem mora em Rio Branco do Sul e trabalha em Curitiba, ou vice-versa, enfrenta dificuldades diárias de deslocamento. No município da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ainda falta um sistema integrado de transporte coletivo que satisfaça totalmente as necessidades da população.

A informação é do microempresário Manoel Aparecido Alves do Nascimento, que vive em Rio Branco e preside o Movimento Nacional Pré-Moralização e Ética, através do qual coordena um projeto voltado à melhor integração do transporte coletivo. O documento deve ser entregue hoje a representantes do Poder Executivo de Rio Branco e nos próximos dias à Urbs.

Uma das principais propostas que compõem o projeto é a implantação de um sistema de ônibus ligeirinhos em Rio Branco. Esse faria a ligação do município com diversas regiões da capital. "Atualmente, para vir até Rio Branco, quem está em Curitiba precisa pegar ônibus na Praça Dezenove de Dezembro. O problema é que muita gente mora ou trabalha longe do local e acaba perdendo muito tempo", afirma Manoel.

A auxiliar de escritório Eliane Aparecida Lopes se encaixa nessa situação. Ela mora no Bairro Alto, em Curitiba, e todos os dias se desloca até Rio Branco para trabalhar. Para poder assumir suas funções no horário, ela acorda às 5h10 e pega quatro ônibus. "Pago apenas duas passagens, mas seria muito mais fácil se do Bairro Alto eu já pudesse pegar um ligeirinho que viesse direto até Rio Branco do Sul", diz.

Para que o sistema possa ser implantado, Manoel também propõe a realização de obras de melhoria no terminal de ônibus instalado em Rio Branco. Ele sugere modificações do trânsito no local, instalação de banheiros públicos e sistemas que garantam a segurança dos passageiros.

Urbs

A Urbs, através de sua assessoria de imprensa, afirma que vai analisar o projeto coordenado por Manoel Aparecido assim que o mesmo for entregue. Porém, no momento, não há qualquer plano específico de implantação de novas linhas de ônibus em Rio Branco do Sul, pois estão sendo estudadas novas licitações para linhas já existentes na RMC.

Nenhum comentário: