quinta-feira, abril 03, 2008

Carta de repúdio à Guarda Municipal e solidariedade aos estudantes


O Movimento Passe Livre Curitiba, autônomo, independente e apartidário (mas não anti-partidário) vêm a público manifestar seu repúdio a Guarda Municipal de Curitiba pela agressão aos estudantes que pacificamente lutavam pelo Passe Livre. A postura da Guarda Municipal é inaceitável do ponto de vista dos direitos humanos e de qualquer ação cujo bom-senso seja o padrão de medida.

No mesmo sentido, manifestamos nosso apoio incondicional aos estudantes agredidos e nossa disposição em denunciar as arbitrariedades, não só da Guarda Municipal, mas da gestão da Prefeitura de Curitiba.

Esclarecemos também que não participávamos da manifestação promovida e acreditamos que seja importante pontuar nossas diferenças de método e concepção com quem organizava o ato. A luta do Passe Livre tem sido frequentemente instrumentalizada em razão de objetivos políticos-eleitoreiros. Vários grupos lutam pelo Passe Livre somente em anos eleitorais e o MPL busca, através da nossa prática, superar esses vícios que não fazem efetivamente a luta avançar. Entendemos que a falta de construção conjunta das organizações que promoveram a manifestação, somada a nenhuma atividade formativa sobre a luta em questão, favoreceu a repressão. Além disso, pelo menos quatro das entidades promotoras da manifestação, são entidades fantasmas aparelhadas por partidos políticos que possuem interesse meramente instrumental na luta.

Reafirmamos nossa disposição em denunciar os crimes da Guarda Municipal e apoiar incondicionalmente os estudantes agredidos.

Movimento Passe Livre Curitiba, 3 de abril de 2008.

2 comentários:

Thiago Douglas disse...

Salve MPL!
Muito boa a solidariedade, mas quando colocam "quatro das entidades promotoras da manifestação, são entidades fantasmas aparelhadas por partidos políticos que possuem interesse meramente instrumental na luta.", eu não concordo pois este ato foi realizado pela UJS não pela UPE e UPES como saiu na imprensa, não houve deliberação em ambas entidades para realização deste. E outra hipótese que aponto é que a UJS ao saber da realização do ato do MPL no dia 25 de abril, quis sair na frente, sem organização e nem pauta, como colocam despolitizado.
Nós do Movimento Mudança não possuímos "interesse meramente instrumental na luta" e não estamos aparelhados por partido político nenhum, nosso campo é amplo e democrático onde todos que fazem parte da Mudança decidem o seu norte, somos oposição na UPE a essa galera oportunista.
Ajudamos na construção do MPL em outros lugares no Brasil, e nos dispomos a estarmos unindo forças em torno desta causa, deixando de lado as diferenças e lutando juntos.
Saudações de Luta

Thiago Douglas Moreira
Relações Institucionais da UPE
Movimento Mudança

Anônimo disse...

"Aparelhados"..
"Não são aparelhados"...
"Temos que descobrir se são aparelhados"..

Discussão no campo da subjetividade.

Todos são aparelhados até que se prove o contrário.

A prática é o critério da verdade.

Saudações.