quarta-feira, março 11, 2009

Convite: mostra de vídeo e apresentação do MPL




Você que está indignado com a tarifa do ônibus por não ser respeitado o seu direito
de ir e ir. Cansou de reclamar e quer agir? Venha conhecer o MPL - Movimento
Passe Livre.

Estaremos nos reunindo nesse sábado (14), às 15h, no Pátio da Reitoria da UFPR, para chamar
pessoas que se interessam em participar da luta. Exibiremos alguns vídeos que
mostram a luta pelo passe livre no Brasil e discutiremos o assunto.


Endereço da Reitoria: Rua XV de Novembro, 1299, Centro, próximo ao Mercadorama.

Não passe sem lutar, passe livre já!

MPL Curitiba – fureotubo.blogspot.com

Um comentário:

André Caon Lima disse...

Sem dúvida, valeu a pena conferir pessoalmente o trabalho deste pessoal no último sábado 14/03, onde pude constatar entre os princípios básicos o pacifismo e o respeito a diversidade, bem diferente da impressão que tinha através das mídias a que tenho acesso.
Imagine, dentro de uma sala, um punk perto de um metaleiro, um comunista e um capitalista, acadêmicos universitários e estudantes secundaristas, estudantes de instituições públicas e privadas, enfim, um grupo totalmente heterogêneo, discutindo de forma absolutamente ordeira as questões relacionadas ao Passe Livre. Posso afirmar com segurança que qualquer cidadão que queira colocar suas observações em uma reunião do MPL Curitiba será ouvido e considerado.
Já o inverso, bom, aí é outra história. Nas tentativas de externar suas opiniões junto ao poder público, o movimento já foi rechaçado, desconsiderado, espancado. Há um custo considerável às suas lideranças, já que se expoem e sofrem danos com seqüelas físicas, pessoais e morais em função de uma luta sócio-ambiental, onde o beneficiário é o interesse público, o bem comum.
O trabalho do MPL Curitiba é basicamente de mobilização estudantil, procurando externar, através de intervenções e passeatas, as demandas sociais em termos de mobilidade urbana. O movimento é apolítico, o que não significa anti-político, no sentido partidário. Lideranças políticas certamente são bem-vindas, mas não se engane: o movimento não será "domesticado" com algumas visitas e promessas eleitoreiras, sem os prévios resultados práticos.
Grande abraço.
www.sociedadpeatonal.org