segunda-feira, janeiro 10, 2011

Militantes do MPL-Curitiba são atacados durante reunião (8/01/11)

Nesse sábado, 8 de janeiro de 2011, os militantes do Movimento Passe Livre (Curitiba) se encontraram na Praça do Casal Nu. Como de costume, o grupo se reuniria ali por volta das 15 horas e depois daria início à reunião semanal, para programar suas ações contra o aumento da tarifa do ônibus na Capital. Porém, não foi isso que aconteceu.

Enquanto esperavam a chegada de outros companheiros, os militantes do MPL foram abordados por um grupo de cerca de 6 homens. Tinham entre 15 e 25 anos e usavam roupas comuns. Durante algum tempo, o grupo de homens tentou provocar os militantes, insultando-os com discurso típico de radicais extremistas da direita. Não encontrando reação, viraram as costas para ir embora. Foi quando um deles repentinamente voltou-se e acertou um chute na cabeça de um dos integrantes do MPL, sem chance de defesa. Com a força do golpe, o militante entrou em convulsão e foi agarrado por seu agressor, que continuou a esmurrá-lo. Uma das companheiras foi para cima do agressor para tentar detê-lo e foi esmurrada. Os outros militantes tentavam de qualquer maneira pedir ajuda, gritando e telefonando para a polícia. Um dos companheiros conseguiu conter o agressor, que em seguida fugiu com seu bando em direção ao Largo da Ordem.

Os dois militantes agredidos foram levados pelo SIATE para o pronto-socorro do Hospital Evangélico. A companheira que foi esmurrada recebeu alta depois de 3 horas, com hematomas e escoriações no rosto e joelho e com fraturas dentárias. O companheiro que foi atingido pelo chute, depois de passar várias horas confuso e com a memória abalada, recebeu alta e passa bem, mas ainda está em observação.

A polícia foi acionada no momento do ataque, porém, dado o tempo que levaram para chegar ao local, os agressores já haviam desaparecido. Fizeram uma busca pela região, mas nenhum dos agressores foi encontrado.

9 comentários:

Anônimo disse...

Achei que vocês fossem contra a policia.

Anônimo disse...

por gentileza, poderiam informar o nome da garota que foi agredida?
preciso saber estou muito preocupado e nao tenho o contato dela (Luana-metal)
se por gentileza puder entrar em contato comigo 88020656, sou amigo de infancia dela

Ju disse...

Ser contra a policia é uma. Mas eh bom ver se a policia faz alguma coisa.

Ju disse...

http://www.brasildefato.com.br/node/5411

Já firam o comentario do presidente da URBS ¬¬

Anônimo disse...

"Achei que voces fossem contra a policia"

1º: parabens pela sua inteligencia.
2º: que bom que voce tem tempo de vir aqui toda hora ver se conseguiu causar polemica.
3º: ser contra a policia é ser contra a violencia estabelecida num modo muito mais amplo de concepção de sociedade. luta-se pra não haver a policia um dia.
4º: logo, nesse momento, voce achou errado.

André disse...

Comentário sobre o atentado, no Mirante do Aprendiz
http://pp1-mirantedoaprendiz.blogspot.com/2011/01/agressao-gratuita-e-militantes-de.html#comments

Anônimo disse...

"Achei que voces fossem contra a policia"
???????? Como assim???????
O MPL, ao menos pelo que eu saiba, é a favor do PASSE LIVRE e CONTRA a mercantilização do nosso direito de ir e vir.

Anônimo disse...

Acho que nem preciso dizer, mas não passem dado nenhum pra nenhum "amigo de infância" que aparecer na internet.

Anônimo disse...

A polícia foi acionada e o que aconteceu até agora? Nada? Me parece que os aparatos do estado (polícia e cia.) são muito mais eficientes na criminalização e repressão aos movimentos sociais do que à sua proteção.