domingo, março 20, 2011

6º Ato Contra o Tarifaço

Re-publicado no CMI:

A Rede Ampla Contra o Tarifaço - grupo de luta integrado pelo Movimento Passe Livre de Curitiba - começou, no dia 17 de fevereiro de 2011, a organizar uma série de manifestações para impedir o aumento da tarifa de ônibus em Curitiba. Durante um mês, tentamos conversar com as três instâncias do poder estatal: o executivo (URBS e Prefeitura Municipal), o legislativo (Câmara de Vereadores) e o judiciário (Ministério Público). O Movimento Passe Livre, ainda, organizou um abaixo-assinado de cunho popular que exige o congelamento imediato da tarifa de ônibus em R$:2,20, conseguindo um total de 20 mil assinaturas. Mesmo assim, o aumento ocorreu, prejudicando o bolso de milhares de famílias que dependem do transporte público para deslocarem-se na cidade.

Depois de constatar o que já desconfiávamos - que os poderes do estado, que a princípio deveriam defender o interesse público, não funcionam em favor do povo - resolvemos mudar de estratégia e direcionar nossos esforços de volta para a base.

Na última quinta-feira, dia 17 de março de 2011, a manifestação, ao invés de ser direcionada a alguma instância do poder estatal, passou por diversos terminais do centro da Cidade, encontrando na população usuária do transporte coletivo um apoio incondicional, já que todos nós - estudantes, trabalhores, desempregados - dividimos a mesma indignação quanto ao transporte coletivo de Curitiba.

R$:2,50 é ilegal!


************
Do blog da Rede:

Fotos do 6º Ato Contra o Tarifaço - 17 de março de 2011

Plenária na Tiradentes


Estação Central



Chegando no Terminal do Guadalupe



Usuários na fila apóiam manifestantes



Praça Carlos Gomes



Seguindo para a Rui Barbosa



Passando nos pontos de ônibus da Rui Barbosa



Os moscas-azuis não entendem: ciranda?


De volta à Tiradentes pela rua XV

Nenhum comentário: