sexta-feira, setembro 02, 2011

Fale a verdade e... saia correndo!




Esta quarta feira (31.08.11) foi um dia produtivo para o MPL-Curitiba. Inicialmente, foi feita uma panfletagem junto a trabalhadores do transporte coletivo, que se reuniam em frente a prefeitura, protestando contra as multas e más condições de trabalho.

Houve simpatia inicial dos trabalhadores, mas não foi possível distribuir todos os panfletos pois diretores do sindicato tentaram confiscar os panfletos. Havia um único militante do MPL-Curitiba distribuindo os panfletos – ele foi agredido pelos seguranças e diretores do sindicato, enquanto no carro de som era xingado de palhaço sem representação.

É muito importante que o trabalhador do transporte coletivo entenda a mensagem que tentamos passar. O transporte coletivo modelo retira quase 1 BILHÃO de reais ao ano da cidade, sendo que grande parte deste dinheiro remunera políticos eleitos e empresários do transporte há décadas.

No sistema neo-liberal a competição justifica o empresário intermediando a remuneração do trabalhador, mas num processo onde não há concorrência, como na última licitação do transporte em Curitiba, ficou provada a inutilidade do empresário, que só serviu para ajustar os conchavos financeiros com políticos eleitos. ASSIM, SE NÃO HÁ CONCORRÊNCIA, POR QUE NÃO REMUNERAR DIRETAMENTE O TRABALHADOR ATRAVÉS DE UMA COOPERATIVA AUTOGERIDA?? A prefeitura adquire a frota e a mantém, enquanto os trabalhadores operam o sistema. Isso desoneraria não só o achatado salário dos trabalhadores do transporte, mas também o valor das passagens ao cidadão curitibano.

Nada mudaria na rotina de trabalho de motoristas, cobradores e funcionários administrativos, mas o que aconteceria com o sindicato se houvesse uma cooperativa dos próprios trabalhadores ao invés de empresas? Possivelmente resida aí o temor da cúpula sindical em permitir a disseminação da informação ao trabalhador...

O panfleto "subversivo" está disponível aqui.

***

Será que é possível a engenharia se aproximar das bases populares?

No mesmo dia, no centro politécnico da UFPR, foi feita outra panfletagem, essa dirigida aos participantes de um Workshop promovido pela UFPR. Nada demais, apenas a velha e surrada propaganda governamental travestida de debate. O panfleto distribuído procura chamar o estudante de exatas para o protagonismo na construção social e seu conteúdo pode ser visto aqui.

Nenhum comentário: