domingo, janeiro 08, 2012

Protestos contra reajuste reacendem a ditadura!


Enquanto em Curitiba é aguardado o reajuste da tarifa, que segundo consta no contrato licitatório, é legal a apartir de Março, em Teresina a população ganha as ruas há mais de 3 meses!

Em Teresina, capital do Estado do Piauí, há 3 meses minorias protestam contra o aumento no preço da passagem de ônibus coletivos e sofrem repressão da Tropa de Choque da Polícia Militar.

No início das manifestações uma mutidão de quase 10mil pessoas conseguiram garantir que o prefeito de Teresina, Elmano Ferrer congelasse, pelo menos por um bom tempo, o preço da passagem de ônibus em R$ 1,90. O reajuste vem sendo solicitado pelo Sindicato dos Transportes Urbanos-SETUT (que representa os empresários da área de transportes) desde o primeiro semestre de 2011. A Prefeitura de Teresina só cedeu agora no início do ano novo, justamente no período em que os estudantes, que mais participam do movimento, estão de férias.


MOVIMENTO FEZ FOI AUMENTAR

Esperava-se que, assim como na segunda-feira, o movimento '#ContraOAumento - Parte II' fosse com pouca participação popular. Mas não foi o que ocorreu. Uma quantidade de pessoas razoável apareceu e foi o suficiente para incomodar a PMT e o SETUT, que já acionaram a Polícia. Por volta das 14h30 um grande número de policiais do RONE e até seguranças de uma empresa particular apareceram e tentaram controlar o movimento.


A DIDATURA DE FORMA CLARA

Contrário à decisão do Supremo Tribunal Federal-STF de garantir a livre expressão à voz das minorias com o pleno direito de se fazer ouvir sem estar sujeita à repressão da lei ou daqueles que fiscalizam o cumprimento desta. Mesmo que as causas defendidas pelas minorias não esteja de acordo com a lei vigente.


Fatos repressivos financiados pela rede empresarial do sistema de transportes utiliza a Tropa de Choque da Polícia Militar contra minorias que não aceitam os demandos da máfia do transporte coletivo da região. O confroto covarde utilizar de ações de tortura (spray de pimenta e tiros com balas de borracha) já condenados em vários países civilizados.

Oito pessoas foram presas pelos policiais que faziam a segurança no local. Três foram identificados apenas como Deolindo, Alex (da UMES) e Samuel (do DCE da UFPI). Eles se juntaram ao movimento agora chamado de '#ContraOAumento - Parte II', lembrando o protesto que fizeram em setembro do ano passado.


CLIMA E TERRORISMO

A gritaria é grande e o clima é terorismo provocados pela Tropa de Choque no local. Balas de borracha para 'efeito moral' foram disparadas. Os tiros e as prisões não param e cada vez mais os manifestantes partem para o confronto, com apitos na boca e gritos de ordem. Mais cedo, quando do início do movimento, guardas da Strans chegaram ao local da movimentação para multar um carro de som. Estavam acompanhados de policiais da Tropa de Choque e serviu só para aumentar a intensidade do protesto e a repressão aos populares desarmadaos.


LIBERDADE DE EXPRESSÃO E A DEMOCRACIA

Em Teresina vimos o Governo voltando-se contra minorias para promover o bem estar de empresarios locais. Os representantes eleitos e o Ministério Público apesar de reconhecem que a democracia depende de acesso mais amplo possível a idéias, dados e opiniões não sujeitos a censura, estão omissos aos atos de tortura e de censura impostos de forma covarde pela Tropa de Choque contra as minorias locais que são obrigadas a utilizar da Rede de Transporte Coletivo para se deslocar dentro do perimetro urbano.

Dos meios de comunicação da região apenas o portal www.180graus.com está mostrando as agressões de forma imparcial e dinamica, furando assim os atos de repressão imposto pela Polícia local.

A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na Constituição Federal do Brasil de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado Democrático. Quando a liberdade de expressão começa a ser cerceada em determinado Estado, a tendência é que este se torne autoritário. A liberdade de expressão serve como instrumento decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa a supressão do Estado democrático. A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

É necessária a intervenção urgente dos representantes eleitos e Ministério Público de todas as instancias, bem como, a chegada observadores internacionais da Liga Sulamericana para acompanha o processo até o final de todo o processo.


fonte: CMI

3 comentários:

Anônimo disse...

PM agride aluno na USP hoje pela manhã:
http://www.youtube.com/watch?v=iNAolrMSioU&feature=g-logo&context=G2f0793bFOAAAAAAAAAA


Zé!

Anônimo disse...

segunda parte:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=oHthT-YtNSo

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=_s_GeEwBzFU
Abuso de poder! #contraoaumento #massacreteresina