sábado, março 10, 2012

"A luta é de todos"


O panfleto acima tem circulado nos últimos dias, na cidade de Curitiba. Apesar de ter o nome do Movimento Passe Livre(MPL) Curitiba, o endereço do blog e nosso e-mail de contato (mplcuritiba@riseup.net), não somos nós os autores da ação. Ficamos felizes que outras pessoas estão interessadas na luta pelo transporte coletivo público e gratuito, que é de todos e não se restringe a um grupo. A iniciativa de espalhar a ideia e discutir com outras pessoas é igualmente louvável.

Porém, gostaríamos de esclarecer que, além do texto não ter sido redigido pelo MPL, ele passa uma ideia errada sobre nossa organização. Somos um movimento horizontal, o que significa que as decisões são tomadas coletivamente pelas pessoas que o compõem, sem a existência de hierarquias. Como podem perceber, essa forma de organização é completamente oposta ao que faz parecer o panfleto citado (sic “qualquer um pode tomar uma atitude revolucionária em nome do movimento sem dar satisfação”). Na verdade, justamente por sermos um coletivo horizontal, qualquer atitude em nome do movimento deve ser consenso de todos os seus membros.

Para completar, lembramos que nossas reuniões acontecem sempre nos sábados e a participação é aberta, basta mandar um e-mail (mplcuritiba@riseup.net) manifestando interesse.

Nenhum comentário: