quinta-feira, outubro 25, 2007

26 de Outubro: dia nacional do Passe Livre!






26 de Outubro

Há três anos atrás, em 26 de outubro de 2004, era aprovada a lei do passe livre estudantil em Florianópolis, no mesmo ano em que a população de Floripa barrou o aumento das passagens de ônibus. A lei, após uma manobra do ministério público de Santa Catarina, viria a ser barrada, no entanto, isso foi o suficiente para mostrar que as lutas pelo transporte possuem um grande futuro em um país no qual 37 milhões de pessoas são excluídas do transporte por não terem dinheiro para pagar. A partir disso, foi criado nacionalmente o Movimento Passe Livre (MPL), um movimento autônomo, independente e apartidário (mas não anti-partidário). O dia 26 de outubro virou um marco, virou o dia nacional do passe livre.

Em Curitiba

Desde a ditadura militar, o transporte coletivo de Curitiba opera sem licitação. Isto significa que não se cumpriu um requisito legal para a escolha das empresas que iriam explorar o transporte. Em 2006, a Justiça condenou a prefeitura a licitar as 385 linhas de ônibus existentes. Há mais de um ano o projeto de lei que regula essa licitação está tramitando na Câmara de Vereadores, mesmo assim a discussão ficou restrita aos empresários do transporte, aos técnicos dos órgãos oficiais e aos trabalhadores do transporte coletivo, sem que os usuários do sistema e demais setores representativos da sociedade fossem consultados.

Hoje o MPL está concentrado na discussão da licitação do transporte e em busca da criação de uma consciência crítica em relação ao transporte. Atuamos por meio de seminários, mostras de vídeo, discussões e palestras sobre transporte. Venha construir conosco um modelo de transporte popular!


Não passe sem luta, passe livre já!


Veja o vídeo da manifestação do ano passado:

3 comentários:

Anônimo disse...

LEVANTA CURITIBAAAAAAA!

Leonel Camasão disse...

Ooo
o blog ficou bunitão, hein?
Força!

Unknown disse...

Caramba, Blog com nova roupa!
PERFEITO!!!