segunda-feira, junho 04, 2007

Floripa se LEVANTA contra o Aumento!!!

Mais uma vez o povo de Florianópolis faz um verdadeiro Levante contra o Aumento da Tarifa...
Ainda vamos aprender com eles como se faz para barrar um aumento...
Para não ficar em delongas veja nos atalhos abaixos o que está acontecendo em Florianópolis e é claro: A globo não Transmite.

Estado de sítio em Florianópolis?

Quatro mil manifestantes participaram do quarto dia consecutivo de protestos contra o aumento nas tarifas de ônibus em Floripa. O ato começou por volta das 17h, em frente ao Terminal do Centro e seguiu em marcha pela avenida Mauro Ramos. Aproximadamente mil policiais foram destacados para reprimir o protesto. Ainda na avenida Mauro Ramos, a polícia impediu que a manifestação seguisse o caminho da avenida Beira-Mar, arremessando bombas de gás lacrimogêneo e disparando tiros de balas de borracha. Cerca de cinco pessoas ficaram feridas e outras seis foram detidas mas já liberadas.

Os manifestantes e as manifestantes retornaram ao Terminal Central. A polícia militar, o batalhão de operações especiais e a cavalaria cercaram a manifestação, tentando sufocar novas ações do movimento. O terminal de ônibus e a cabeceira da ponte se confundem com um cenário de guerra, com dezenas de carros policiais, militares e camburões.

A tática da polícia foi respaldada pelo Ministério Público desde o primeiro dia de manifestações. O promotor Alexandre Herculano Abreu recomendou à Polícia Militar executar prisões em massa de manifestantes durante bloqueios de ruas, para impetrar "ações por dano moral coletivo". Em recente entrevista em programa televisivo, o promotor Alexandre Abreu declarou que supostas lideranças do movimento estão sendo rastradas e podem ser presas a qualquer momento. A atuação da polícia e a posição do Ministério Público estrangulam o direito à livre manifestação e impõem um clima ditatorial nas ruas da cidade.

fotos:: parte 1 | parte 2 | parte 3 | parte 4 | parte 5 | parte 6
CMI na Rua #35
textos:: A luta continua semana que vem! | Estudantes comandam grande manifestação contra aumento da tarifa | Protestos em Floripa | Análise da cobertura da imprensa sobre as manifestações | Relato da noite de guerra contra o aumento da tarifa
convocação:: Bicicletada contra o aumento, sábado, às 9h na UFSC

leia mais sobre o aumento nas tarifas de ônibus: Vai dar revolta de novo? | Militante do Movimento Passe Livre é processado pelo Estado




Resistir até a tarifa cair!


Resistir até a tarifa cair!

Durante essa semana a população de Florianópolis iniciou uma nova jornada de lutas na cidade. Quem apostava, como o prefeito Dário Berger, que aceitaríamos calados a velha e injusta fórmula de empurrar os custos de um sistema caro e ineficiente para os usuários,apostou errado!

A cidade está dando um basta a esse sistema de transportes coletivo. Quando a mídia e a polícia reclamam que nossas manifestações legítimas atrapalham o trânsito, esquecem de dizer que o trânsito da cidade já está atrapalhado, por uma lógica estúpida que não estimula o transporte coletivo, tornando-o caro e ruim. As tarifas da cidade aumentaram num período de inflação controlada (1994-2007) a cifra absurda de 533%, transformando-o em um sistema inviável. Os empresários querem cobrar cada vez mais,enquanto o orçamento das famílias é sacrificado para pagar por algo que deveria ser assegurado: o direito de ir e vir pelos espaços da cidade.

Transporte coletivo é serviço público essencial e deve ser tratado como política pública. Não temos o que conversar ou negociar com a Polícia sobre aumento de tarifas e políticas públicas para transporte. Nosso debate é com o Dário e com o Stroich! Eles que saiam detrás dos majores e coronéis(despreparados para lidar com um problema grave da cidade) e tratem de assumir sua responsabilidade política. Chega de covardia, chega de Polícia de Choque! Pelo direito de livre manifestação, Nem um passo atrás!

Exigimos a suspensão imediata do aumento tarifário e a municipalização da COTISA, também como forma de baratear os custos imediatamente, assim como o início de um debate que vise o efetivo controle público sobre os transportes e a mobilidade urbana. É necessária a discussão sobre a TARIFA ZERO,subsidiada pelos setores mais ricos da sociedade,através,por exemplo, do aumento do IPTU de shoppings e grandes empreendimentos.

Reproduzimos aqui o que já dizíamos no início de maio, quando da deflagração da Operação Moeda Verde: "Não aceitaremos qualquer novo aumento tarifário. Caso ele venha, que o governo saiba que poderá ser o estopim de sua própria queda!" FORA DÁRIO!


segunda 04/06
18h Manifestação TICEN
.movimento passe livre floripa - junho 2007

.quinta-feira 14/06
18h Grande Manifestação de
Ultimato ao Prefeito Dário Berger

terça 05/06
17h Ato no "Iguatemangue"
CONTRA O AUMENTO DA TARIFA
EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
POR UM NOVO PROJETO DE CIDADE
(16H CONCENTR. NA CONCHA ACúSTICA UFSC)
(17H CONCENTR., TAMBÉM NA CONCHA,
DA BICICLETADA QUE SEGUIRÁ P/O ATO)
PELA APURAÇÃO DA OPERAÇÃO MOEDA VERDE

quarta 06/06
12:30h Manifestação no TITRI
(CONCENTRAÇÃO NA CONCHA ACÚSTICA UFSC)

Fotos das Manifestações

Nenhum comentário: