segunda-feira, julho 26, 2010

Movimento Passe Livre transforma poste em cruz no local da tragédia

Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo / Integrantes do Movimento Passe Livre transformam poste de ponto de ônibus em cruz na Praça Tiradentes Integrantes do Movimento Passe Livre transformam poste de ponto de ônibus em cruz na Praça Tiradentes
Acidente com ligeirinho

Movimento Passe Livre transforma poste em cruz no local da tragédia

Objetivo do grupo é de criar um memorial em homenagem às vítimas do transporte coletivo em Curitiba

14/07/2010 | 18:04 | Fernanda Trisotto

Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo

Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo / Equipe de manutenção da Clear Channel, empresa responsável pelo mobiliário, retirou o poste na manhã desta quarta-feira Ampliar imagem

Equipe de manutenção da Clear Channel, empresa responsável pelo mobiliário, retirou o poste na manhã desta quarta-feira

Um grupo de integrantes do Movimento Passe Livre, de Curitiba, transformou um poste de um ponto de ônibus da Praça Tiradentes em cruz na manhã desta quarta-feira (14). O movimento queria prestar uma homenagem às vítimas dos acidentes do transporte coletivo na capital com um pequeno memorial. O local escolhido, em frente às Lojas Pernambucanas, era uma referência ao acidente que aconteceu no local com um ônibus ligeirinho no último mês, que deixou dois mortos e 32 feridos.

Os manifestantes aproveitaram um poste que marcava o ponto de ônibus para encaixar outra estrutura e formar a cruz. O trabalho foi realizado durante a madrugada, mas durou poucas horas. Equipes de manutenção da Clear Channel, responsável por essas estruturas, retiraram o poste do local por volta das 10h30 em uma operação de rotina.

De acordo com o diretor de operações da empresa, José Mauro Leta, a Clear Channel optou por não retirar o poste no momento do acidente porque um novo ponto seria colocado no lugar. “A avaliação é de que esta manutenção seria mais rápida. Para evitar deixar um buraco na rua, que causaria outros transtornos, optamos por deixar o poste”, explica. O diretor também afirmou que, se a empresa soubesse que se tratava de uma manifestação, teria agido com mais sensibilidade, porque também é solidária às vítimas dos acidentes.

Um dos integrantes do Movimento Passe Livre, que pediu para não ser identificado, mostrou-se surpreso com a rapidez da ação. Segundo ele, o grupo imaginou que a cruz ficaria alguns dias no local e eles poderiam fazer uma panfletagem sobre o transporte coletivo na capital aproveitando o ponto. O movimento questiona o processo de licitação do transporte público, a precariedade dos ônibus e o valor das tarifas.

Fonte: Gazeta do Povo.

Nenhum comentário: