quarta-feira, setembro 01, 2010

Movimento Passe Livre decreta a morte do sistema de transporte de Curitiba





Após o ato público na Praça Tiradentes (14/7/10) onde foi fixada uma cruz de três metros de altura para imortalizar as vitimas fatais do transporte coletivo (insensivelmente retirada a toque de caixa pela empresa Clear Channel a mando da prefeitura), o MPL vem pela segunda vez, em uma manifestação pacífica, reforçar a imortalização das vítimas do ônibus e decretar a morte do sistema de transporte coletivo de Curitiba tido como modelo para o mundo, na mesma praça.

Sistema esse que diariamente tem causado graves acidentes em toda a cidade pela falta de manutenção nos ônibus e investimentos no setor, que tem a quinta tarifa mais alta do Brasil e péssima qualidade de serviço ofertado, que não da garantia nenhuma nos quesitos qualidade, pontualidade e conforto.

Já faz parte de um passado longínquo ônibus com acentos para todas as pessoas, tubos sem filas, linhas para todas as localidades a partir dos terminais de integração, isso acabou.

E mesmo após o processo licitatório, que ocorreu às escuras há pouco tempo, não garantiu que a qualidade do transporte coletivo venha melhorar nos próximos 25 anos, pois as empresas que ganharam o processo são exatamente as mesmas que exploram o serviço de transporte coletivo.

Por enxergar um futuro ainda pior para o usuário do ônibus é que o MPL vem através das cem cruzes colocadas em praça pública, nesse 1º de Setembro de 2010, relembrar as vítimas fatais dos ônibus, decretar a morte do sistema de transporte coletivo, denunciar que os usuários estão tomados como reféns dos empresários por mais 25 anos sem direito à impugnação e alertar a população sobre mais um aumento compulsório da tarifa abusivo e fascista que está por vir no início de 2011.

Contamos com a presença de todas as pessoas que necessitam do transporte coletivo para movimentar suas vidas e acreditam que esse serviço deve ser público e não privado.

O nosso direito de “ir e vir” é inalienável, então vamos à luta!

Movimento Passe Livre Curitiba, 1º de setembro de 2010.



Fotos do ato (clique sobre as fotos para visualizá-las com detalhes):






Nenhum comentário: