quarta-feira, março 09, 2011

Cobrança de passagem no transporte coletivo de Curitiba torna-se ilegal


Com o reajuste da tarifa do Transporte Coletivo em Curitiba, a Rede Contra o Tarifaço encerra a coletada de assinaturas do abaixo-assinado lançado pelo Movimento Passe Livre (MPL) em novembro de 2010. Este documento popular, que contém a opinião de mais de dez mil cidadão curitibanos contra o aumento da passagem será protocolado a partir de amanhã, dia 10/03, em diversas instâncias do Estado democrático, entre elas: Prefeitura de Curitiba, Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Ministério Público do Paraná e Palácio da Justiça. Haverá uma concentração na praça Tiradentes, às 13h30, para levar o documento em passeata.

A Rede Contra o Tarifaço (http://www.contraotarifaco.libertar.org/), da qual o MPL- Curitiba faz parte, veio, por um lado, conversando com a população através da coleta de assinaturas, panfletagens e postagens no blog, e por outro, levou a demanda popular aos três poderes na capital paranaense: URBS, Câmara Municipal e Ministério Público do Paraná, representando respectivamente o executivo, legislativo e judiciário. A passagem em tais instituições, durante estes quatro meses, nos mostrou a inoperância destas perante uma demanda verdadeiramente popular. De pronto surge a questão: esta democracia representa quem?

Como consequência da falta de diálogo, da licitação fraudulenta (onde não houve concorrência, dado que as empresas que já operavam foram fortemente favorecidas) e dos inumeráveis acidentes no transporte coletivo curitibano a cobrança da tarifa em tais circunstâncias torna-se completamente ilegal. Assim, uma nova campanha está em andamento e novas ações
serão tomadas.

MPL-Curitiba

Nenhum comentário: