sexta-feira, janeiro 20, 2012

Estudantes contra reajuste nas tarifas dos ônibus em Vitória

por Alessandra Ximenes

Os estudantes confirmaram a realização de uma passeata em forma de manifestação contra o aumento na tarifa dos ônibus, em Vitória, para a tarde desta quinta-feira (19).

Segundo um dos representantes do grupo, Walmir de Andrade, a concentração está marcada para acontecer a partir das 17 horas, na Ponte da Passagem, em Vitória. O destino da passeata do grupo ainda não foi definido.

Uma assembleia foi realizada pelos estudantes na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Vitória, na noite de quarta-feira (18), onde os destinos e organização dos protesto foram definidos.

Vários grupos dos Setores da Sociedade Civil Organizada estiveram presentes na reunião e, segundo Walmir, o grupo chegou a um acordo. “Nós chegamos a um consenso de que a luta contra o aumento nas tarifas dos ônibus não é só nossa, mas sim de toda a sociedade civil organizada, que luta pelos direitos do povo”, declarou.

Outras duas assembleias já foram agendadas pelo grupo. Nas ocasiões, os estudantes vão definir os representantes das comissões do movimento. A primeira reunião está prevista para acontecer no próximo sábado (21), a partir das 15 horas, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Já a segunda reunião está marcada para acontecer na próxima segunda-feira (23), a partir das 18 horas, na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Vitória.

Relembre o caso

Na quarta-feira (11), duas manifestações foram realizadas pelos estudantes. Pela manhã, eles fecharam as Avenidas Jerônimo Monteiro e Getúlio Vargas, no Centro da capital capixaba, em frente ao Palácio do Governo do Estado. Um coletivo do sistema Transcol foi incendiado.

Os manifestantes entraram em confronto com policiais militares da cavalaria e do Batalhão de Missões Especiais (BME), que usaram bombas de efeito moral. Dois estudantes foram detidos, entre eles o filho do promotor de Justiça Saint'Clair Nascimento Júnior.

Após a dispersão, a pista foi liberada para os veículos nos dois sentidos e os manifestantes seguiram em protesto até a Avenida Fernando Ferrari. O trânsito no local foi desviado e os motoristas passaram por vias alternativas nos bairros Jardim da Penha e Avenida Adalberto Simão Nader, em Goiabeiras. Com isso, o protesto perdeu o sentido, já que não havia mais fluxo de carros na via.

Na quinta-feira (12), cerca de 100 estudantes realizaram uma nova manifestação. Eles se reuniram na Ponte da Passagem e seguiram pela Reta da Penha até a Praça do Pedágio da Terceira Ponte Porém, antes mesmo de eles chegarem, a Rodosol já havia liberado as cancelas para os motoristas.

A manhã de sexta-feria (13) foi de caos no trânsito em vários pontos de Vitória e de municípios vizinhos. Logo no início do dia, a Polícia Militar interditou a Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória, com o intuito de desviar o trânsito para a realização do protesto dos estudantes. Segundo a polícia, a interdição foi realizada para manter a integridade e a segurança da população e dos estudantes e, além disso, manter o trânsito fluindo, mesmo que lento.

Os manifestantes chegaram a bloquear completamente o trânsito na altura da Curva do Saldanha, o que provocou um longo congestionamento nos dois sentidos da via. Em seguida, eles seguiram com o protesto pela Avenida Vitória.

Os manifestantes reivindicam alguns pontos que, segundo eles, foram acordados para a suspensão do movimento no ano passado e não foram cumpridos. "O Governo fez alguns compromissos com os estudantes e não cumpriu. Eles são a instalação do aquaviário, que seria já neste ano e vimos na mídia que será ano que vem e também não fomos incluídos na comissão tarifária. Além disso, não fomos consultados sobre o aumento tarifário deste ano", disse Gustavo de Biase.

Nenhum comentário: