segunda-feira, março 05, 2012

Manifestação!


O MPL-Curitiba alerta há mais de um ano sobre a relação entre os acidentes de trânsito com transporte coletivo e a pressão para aumentar a velocidade do sistema. Os acidentes são o resultado da escolha, feita pela prefeitura e URBS, em dar preferência ao lucro dos empresários. Investir no transporte coletivo para as pessoas, significaria melhorar tanto a infraestrutura quanto o próprio serviço, já que hoje é impossível escapar, por exemplo, dos congestionamentos ou da superlotação.

Neste panorama, temos visto incontáveis farsas. Os 557 ônibus novos, que são largamente propagandeados, não são mais que reposição dos antigos, que geravam custos de manutenção para as empresas. Não houve, portanto, aumento real da frota, apenas substituição parcial. Além disso, a greve do transporte tem sido usada como justificativa para o aumento da tarifa, enquanto o acordo negociado com o sindicato serve de trampolim eleitoral para o atual prefeito. No outro lado desse jogo perverso, o trabalhador do transporte coletivo vive um estresse diário para cobrir um horário que, em vista do crescente tráfego de veículos, beira o impossível. Vítima dessa pressão, é obrigado a aumentar a velocidade do coletivo e a dirigir agressivamente, o que fatalmente resulta nos acidentes que já tem se tornado comuns em Curitiba.

É por isso que MPL-Curitiba, no dia 6/3/2012, fará, na praça Tiradentes, às 18h, um ato para mais uma vez denunciar o descaso com a vida dos usuários, o preço abusivo das tarifas e o novo TARIFAÇO.

Passe Livre Já!

Nenhum comentário: