sábado, agosto 09, 2008

A importância do autofinanciamento

Para que movimentos sociais assumam suas causas com seriedade é indispensável que mantenham independência financeira que implica em independência política.
Por este motivo, nós do MPL (Movimento Passe Livre) adotamos como um dos nossos princípios o autofinanciamento.
O autofinanciamento se faz importante para que não sejamos "aparelhados" por outras entidades que não tem um real compromisso com a causa e usam desta para atingir outros objetivos. Esta prática de cooptação de movimentos sociais é bem comum em anos eleitorais, quando a luta é submetida a uma lógica que a desvirtua de seu principal objetivo, servindo apenas como captação de votos. Dessa maneira, a proposta do passe livre é absorvida pela plataforma política de candidatos por mero oportunismo, se transformando em uma das vazias promessas de campanha, que nós bem sabemos nunca serem cumpridas.
Nós do MPL temos a consciência de que o Passe Livre será conquistado por nossas próprias forças.
Mas então de que maneira o movimento faz para ficar livre do "aparelhamento" e continuar realizando seu trabalho? Nós buscamos a forma de nos autofinanciarmos vendendo materiais que, além de ajudarem no financiamento, divulgam os nossos ideais.
Por isso saiba que quando você adquire um material de algum movimento, está contribuindo para que a sua luta permaneça independente.

Nenhum comentário: