segunda-feira, agosto 04, 2008

Relatório do IPEA

Não é de hoje que o transporte público urbano vem sendo tratado com descaso pelo Estado e como nicho mercadológico por empresas privadas ambiciosas. Mesmo sabendo os órgãos governamentais do papel social inerente do transporte público, fazem vista grossa frente às reivindicações populares por um transporte mais justo e transparente.

Nosso posicionamento enquanto MPL é claro: o direito de ir e vir não é privilégio de quem pode pagar, mas uma garantia de direito à cidade. No entanto, apesar dos movimentos sociais de transporte público refletirem as demandas populares, os governos preferem não romper com as oligarquias do transporte, fazendo com que a pobreza urbana permaneça excluída na periferia e nos subúrbios.

Assumindo o discurso do poder e colocando o lucro das elites do transporte acima do direito de ir e vir, o Estado cai em contradição ao concluir sobre o papel fundamental do transporte coletivo-urbano como política pública de inclusão social. O relatório a seguir, feito pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), revela através de estatísticas e de um raciocínio técnico como é preciso repensar todo nosso sistema de transporte público para que realmente todos e todas reivindiquem a cidade da qual constroem e fazem parte cotidianamente.

O relatório faz uma abordagem muito ampla sobre os impactos do atual sistema de transporte urbano e a sua correlação com a pobreza urbana e a exclusão social, o link para acessá-lo é este :

http://brasil.indymedia.org/media/2006/12//369497.pdf

Não Passe sem Lutar, Passe Livre Já!

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